helô sanvoy


obras

goiânia, go, 1985. vive e trabalha em são paulo, sp.

A produção de Helô Sanvoy investiga, em especial, as possibilidades discursivas de diferentes materiais, considerando os contextos históricos aos quais estão associados. Trabalhando com diversos suportes, como escultura, desenho, vídeo, fotografia, performance e instalação, o artista explora uma espécie de eloquência material que ensaia uma lógica articuladora de nexos conceituais fundamentados no repertório social e poético que os materiais evocam. Assim, sua obra reflete sobre questões políticas e sociais envolvidas nas tramas que cercam esses elementos e as complexidades do processo de formação do Brasil.

Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e licenciado em Artes Visuais pela FAV/UFG, Sanvoy foi vencedor de prêmios como o PIPA e o ABCA (2023). Com exposições no Brasil e no exterior, destacam-se suas participações em mostras como a Bienal do Mercosul e Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro (mostra itinerante do SESC), além de passagens por instituições como o Centro Cultural São Paulo (CCSP), Paço das Artes (SP), Paço Imperial (RJ), Inhotim, Instituto Moreira Salles, Museu da República e Centro Cultural Banco do Brasil, entre outras.

Desde 2011, é membro do coletivo de performance Grupo EmpreZa, com o qual recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça (2015). Suas obras integram importantes coleções públicas e privadas, como as do Centro Cultural São Paulo (SP), Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC-GO), Museu de Artes Plásticas de Anápolis (GO) e FAMA (Itu/SP), entre outras.


exposições


Anterior
Anterior

fernanda valadares

Próximo
Próximo

leandro júnior