construindo formas | vila cultural cora coralina - goiânia

A Aura tem o prazer de anunciar “Construindo Formas”, exposição coletiva acompanhada de texto curatorial de Thierry Freitas (Pinacoteca de São Paulo) no Centro Cultural Cora Coralina. A mostra que teve início na galeria em São Paulo chega a Goiânia em versão ampliada, agora incluindo os recém-representados: Marina Schroeder e o Coletivo Coletores. Nesta itinerância, o público também poderá conhecer um maior conjunto de obras de cada um dos artistas da Aura, que celebra dez anos de atuação.

Fundada inicialmente como plataforma de arte voltada a artistas em início ou meio de carreira, a Aura consolidou-se em 2017 com a abertura de seu espaço físico em São Paulo. Desde então, vem afirmando-se como um espaço de encontro e experimentação, desenvolvendo um programa diverso que apresenta à cidade artistas de diferentes gerações, regiões e linguagens.

A exposição organiza-se em dois grandes arcos temáticos. O primeiro reúne trabalhos que exploram os diálogos entre o que é construído e o que é natural. Em diferentes linguagens, os artistas abordam temas como arquitetura, espaço e meio ambiente, tensionando a racionalidade dos planos arquitetônicos diante da vitalidade das formas orgânicas e viscerais. Paisagens e animais coexistem em contraste com fachadas, interiores e elementos construtivos, revelando tanto os símbolos da arquitetura quanto a força da natureza.

O segundo arco propõe um trânsito entre poéticas de transformação e alteridade. São obras que ensaiam metamorfoses entre diferentes formas de vida e imaginam um mundo pós-humano não como distopia, mas como abertura para a convivência com outras existências: animais, vegetais ou até mesmo tecnológicas.

A mostra se organiza, assim, em torno de figurações distintas: de um lado, a paisagem e o mundo natural; de outro, a arquitetura e seus desdobramentos em outros campos, como a escultura e a instalação. Do embate e do diálogo entre esses dois pólos emerge o sentido de “Construindo Formas”: pensar a arte como espaço de tensão, encontro e reinvenção do olhar sobre o cotidiano.

Artistas participantes: Arivanio, Bruno Weilemann Belo, Cecília Costa, Coletivo Coletores, Érica Magalhães, Fernanda Pacca, Fernanda Valadares, Helô Sanvoy, Leandro Júnior, Leonardo Damonte, Luiza Gottschalk, Marcela Crosman, Marina Schroeder, Marcelo Gandhi, Renan Teles, Rommulo Vieira Conceição e Uýra.

texto curatorial — thierry freitas

visitação
20.09 – 11.10.2025

vila cultural cora coralina
r. 3, s/n - st. central
goiânia - go

info
+55 11 3034-3825

Próximo
Próximo

leonardo damonte - o habitar da luz | parque glória maria - rio de janeiro