Helô Sanvoy participa de “Encruzilhadas da arte afro-brasileira”, no CCBB/SP
Helô Sanvoy (1985, Goiânia/GO) participa da exposição "Encruzilhadas da arte afro-brasileira", no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo/SP, com a obra "Deus lhe pague" (2021-2023).
A exposição, que tem curadoria de Deri Andrade, evidencia a presença negra na historiografia da arte no Brasil, com base no mapeamento da plataforma Projeto Afro. A exposição busca recontar outra história da arte brasileira a partir da produção de artistas negros. Elencando cinco nomes fundamentais das artes visuais no Brasil, Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi e Rubem Valentim, e os relacionando com cerca de 60 artistas contemporâneos de todas as regiões do País, a mostra propõe um diálogo transversal abrangente e plural da produção artística afro-brasileira com pinturas, fotografias, esculturas, instalação, vídeo e documentos.
A produção de Helô Sanvoy investiga em especial as possibilidades discursivas de diferentes materiais com fundo no itinerário histórico a que se relacionam. Trabalhando com suportes que vão de escultura, desenho e relevo de parede até vídeo, fotografia, performance e instalação, a espécie de eloquência material a que o trabalho do artista se associa como que ensaia uma lógica articuladora de nexos conceituais fundamentados no repertório social e poético com que os materiais se vinculam.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/SP) — R. Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP - 01012-000.