Lilian Maus participa de coletiva no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS)
O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) inaugurou, no dia 29 de fevereiro, a exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS", da qual Lilian Maus (1983, Salvador, BA) participa. A mostra, que tem curadoria de Mariana Prette e assistência de Isadora Heimig, permence em cartaz até 21 de abril na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e reúne trabalhos de 12 artistas.
Parte do projeto de pesquisa da dissertação de mestrado da curadora Mariana Prette, intitulado "Mediação cultural na pré-escola: Crianças, museu e arte contemporânea", a exposição se desdobra a partir do conceito de curadoria educativa, associado à aproximação entre a acessibilidade das artes visuais e a atividade cultural. O termo "materialidades", nesse sentido, refere-se à exploração e reinterpretação de materiais do cotidiano: à expansão e articulação do sensível em campo ampliado.
Respondendo a perguntas concatenadas à possibilidade de crianças pequenas se envolverem com a arte contemporânea, o projeto procura aproximar as crianças ao MACRS levando as suas respectivas particularidades em questão e criando estratégias para conectá-las com as obras do acervo.
"Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS" permanece aberta para visitação até 21 de abril.