cecília costa

cv portfolio

Cecília Costa, Not So Weak #2, 2021. Óleo e fita adesiva sobre papel.

caldas da rainha, pt, 1971. vive e trabalha em lisboa, pt.

Com um conjunto de trabalhos que vai de desenho e escultura até mobiliário e instalação, Cecília Costa explora estudos sobre simetria e dimensionalidade para elaborar jogos fenomenológicos que complexificam as percepções do espectador. Suas figuras, que vez em quando reclinam ou se afundam na própria resolução, vivem em uma espécie de desencontro com a realidade ao romperem os limites entre segunda e terceira dimensão. Consentindo determinada imaterialidade da linha que reordena a bidimensionalidade do desenho para um campo que se avizinha do tridimensional, a artista cria profundidade no plano e submete o desenho de linhas a certa materialidade escultural que tem peso e densidade. Dessa forma, são embaralhados conceitos como os de frente e trás, esquerda e direita, espaço interno e externo.

Expondo regularmente desde 1997, a artista apresentou individuais dentre as quais se destacam: (Re)encontros (Instituto Camões, Centro Cultural de Luanda, Luanda, 2019), Linhas soltas (Fundação Oriente, Goa, 2018), Longing (Galeria Baginski, Lisboa, 2017), Traço Contínuo (Galeria João Esteve de Oliveira, Lisboa, 2015) e Pli (Centro de Artes Visuais, Coimbra, 2005). Entre as suas coletivas, por sua vez, estão: O Estado das Coisas (Camões Berlim, Berlim, 2018), Do outro Lado do Espelho (Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2017), Opções e futuros - Obras da coleção da Fundação PLMJ (Museu da Cidade, Lisboa, 2010), Algumas Figuras (Instituto Nacional de Belas-Artes, Cidade do México, 2005), Portugal Hoje: Nine Solitaire Positions (Galeria MAM, Viena, 2005) e On Reason and Emotion - Bienal de Sydney (Museum of Contemporary Art, Sydney, 2004). Recebeu, entre 2017 e 2018, bolsa para artistas da The Pollock Krasner Foundation Grant, de Nova Iorque, e é formada em Artes Visuais (Escola Superior de Arte e Design, Portugal, 2001) e em Matemática (Universidade de Aveiro, Portugal, 1996).


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