oposto complementar I — coletiva
Na literatura astrológica, Oposto Complementar tem sido usado para explicar a junção entre duas partes com características discrepantes. Unidos a partir do ângulo oponente, os signos se unem marcados por características diferentes e, por este motivo, alcançam pontos de compatibilidade que geram equilíbrio e transformação.
Organizada em dois módulos, a mostra que inaugura a nova sede da Aura Galeria evidencia uma das principais características do contexto da arte contemporânea: a heterogeneidade de linguagens, de propostas poéticas e de múltiplas narrativas. Orientada pela riqueza que a diversidade cultural oferece, a escolha do grupo de artistas explora produções que se originam de distintas visões de mundo.
Ao buscar proposições artísticas pautadas pela qualidade conceitual e estética, formou-se um conjunto procedente das cinco regiões do País e do exterior. Artistas em início de trajetória e que rapidamente receberam reconhecimento em suas regiões estão ao lado de profissionais em meio de carreira, portanto já legitimados. A esses dois perfis se junta um terceiro: artistas em fase madura de vida que tiveram seus trabalhos em circulação de forma expressiva em determinado momento, mas por razões diversas não permaneceram de maneira continuada no sistema da arte.
Algumas questões definidoras estiveram presentes ao longo do processo de seleção para representação. Quais os compromissos que uma galeria de arte contemporânea deve assumir na construção de trajetórias de artistas visuais? Que História da Arte se pretende escrever ao aglutinar proposições dissonantes e originárias de realidades desiguais?
“Oposto Complementar” almeja unir partes para compor uma tessitura de características múltiplas, mas que se complementam entre si ao criarem relações ao mesmo tempo convergentes e antagônicas. Propõe diálogos que promovem tensões e alinhamentos para que deles surjam novas possibilidades de pensar o campo artístico.
Neste microcosmos que espelha a riqueza cultural da raça humana, a Aura Galeria saúda a comunidade que compõe o sistema da arte e deseja que sua existência colabore com novas e promissoras articulações para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Dividida em dois módulos, este primeiro conta com obras de André Mendes, Bruno Weilemann Belo, Dhiani Pa’saro, Duhigó, Érica Magalhães, Fernanda Valadares, Gervane de Paula, Ítalo Trindade, Leila Danziger, Lilian Maus, Luiza Gottschalk, Marga Ledora e Rommulo Vieira Conceição.
visitação [on view]
22 out, 2022 — 21 dez, 2022 [oct 22, 2022 — dec 21, 2022]
aura galeria
rua da consolação 2767, jardins
são paulo - sp
estacionamento conveniado l’officina (rua da consolação, 2825)
info
+55 11 3034-3825