• Na literatura astrológica, Oposto Complementar tem sido usado para explicar a junção entre duas partes com características discrepantes. Unidos a partir do ângulo oponente, os signos se unem marcados por características diferentes e, por este motivo, alcançam pontos de compatibilidade que geram equilíbrio e transformação.

    Organizada em dois módulos, a mostra que inaugura a nova sede da Aura Galeria evidencia uma das principais características do contexto da arte contemporânea: a heterogeneidade de linguagens, de propostas poéticas e de múltiplas narrativas. Orientada pela riqueza que a diversidade cultural oferece, a escolha do grupo de artistas explora produções que se originam de distintas visões de mundo.

    Ao buscar proposições artísticas pautadas pela qualidade conceitual e estética, formou-se um conjunto procedente das cinco regiões do País e do exterior. Artistas em início de trajetória e que rapidamente receberam reconhecimento em suas regiões estão ao lado de profissionais em meio de carreira, portanto já legitimados. A esses dois perfis se junta um terceiro: artistas em fase madura de vida que tiveram seus trabalhos em circulação de forma expressiva em determinado momento, mas por razões diversas não permaneceram de maneira continuada no sistema da arte.

    Algumas questões definidoras estiveram presentes ao longo do processo de seleção para representação. Quais os compromissos que uma galeria de arte contemporânea deve assumir na construção de trajetórias de artistas visuais? Que História da Arte se pretende escrever ao aglutinar proposições dissonantes e originárias de realidades desiguais?

    “Oposto Complementar” almeja unir partes para compor uma tessitura de características múltiplas, mas que se complementam entre si ao criarem relações ao mesmo tempo convergentes e antagônicas. Propõe diálogos que promovem tensões e alinhamentos para que deles surjam novas possibilidades de pensar o campo artístico.

    Neste microcosmos que espelha a riqueza cultural da raça humana, a Aura Galeria saúda a comunidade que compõe o sistema da arte e deseja que sua existência colabore com novas e promissoras articulações para o desenvolvimento do pensamento crítico.

    Nei Vargas da Rosa
    Outubro de 2022

  • Oposto Complementar: Módulo II
    11 JAN — 11 FEV 2023
    seg à sex das 10 às 19h
    sáb das 10h às 17h

    Oposto Complementar: Módulo I
    24 OUT — 22 DEZ 2022
    seg à sex das 10 às 19h
    sáb das 10h às 17h

    Aura Galeria
    Rua da Consolação, 2767
    Jardins, São Paulo/SP
    Brasil

1 Roseli Jahn
Estruturas Orgânicas: Bromélias Alçam Voo II, 2023
Desenho a lápis e barra de pastel seco
140 x 120 cm

2 Renan Teles
Isabel em Ubatuba, 2022
Óleo sobre tela
150 x 175 x 5 cm

3 Talita Hoffmann
TV, 2022
Acrílica sobre tela
103 x 70 cm

4 Talita Hoffmann
Noite de cinema, 2022
Acrílica sobre tela
102 x 72 cm

5 Cecília Costa
Time Should No Longer Be Here #3, 2022
Fita adesiva e carvão sobre papel
150 x 150 cm

6 Cecília Costa
Untitled (from series Elastic Feelings), 2021
Linha sobre tela
18 x 29 cm

7 Cecília Costa
Untitled (from series Elastic Feelings), 2021
Linha sobre tela
18 x 29 cm

8 Cecília Costa
Untitled (from series Elastic Feelings), 2021
Linha sobre tela
18 x 29 cm

9 Talles Lopes
Duo, 2016
Nanquim e aquarela sobre papel
101 x 72 x 6,5 cm

10 Talles Lopes
Estudo para "Histórias da Arquitetura", 2021
Nanquim e aquarela sobre papel
35 x 50 cm

11 Talles Lopes
Estudo para "Histórias da Arquitetura", 2021
Nanquim e aquarela sobre papel
35 x 50 cm

13 Marcelo Gandhi
Sem título, 2022
Acrílica e marcador permanente sobre tela
81 x 85 cm

14 Marcelo Gandhi
Sem título, 2022
Acrílica e marcador permanente sobre tela
82 x 90 cm

15 Fernanda Pacca
Estátua de cera. Não me enterrem!, 2022
Linhas de costura
60 x 50 x 7 cm

16 Fernanda Pacca
Um Corpo em Queda,2022
Linhas de costura sobre papel
51 x 32 cm

17 Renato Pera
Brilhos III, 2022
Miçangas adesivas de acrílico sobre papel, montados em placa de alumínio composto
65 x 48 x 3 cm

18 Renato Pera
Brilhos II, 2022
Miçangas adesivas de acrílico sobre papel, montados em placa de alumínio composto
65 x 48 x 3,5 cm

19 Arivânio Alves
Galo de Ouro I, 2022
Acrílica e pva sobre papel de embalagem de cimento
23 x 29 cm

20 Arivânio Alves
Cachorra potó, 2022
Acrílica e pva sobre papel de embalagem de cimento
25 x 41 cm

21 Arivânio Alves
Grandes sertões, 2022
Acrílica e pva sobre papel de embalagem de cimento
15 x 22 cm

22 Arivânio Alves
Coito, 2022
Tinta vinílica sobre pvc
29 x 34 cm

23 David Ceccon
Natureza artificial 3, 2022
Acrílica sobre tela
90 x 120 cm

24 David Ceccon
Small Untitled I, 2019
Cerâmica fria e recobrimento acrílico
14 x 7 x 4 cm

25 David Ceccon
Small Untitled III, 2019
Cerâmica fria e recobrimento acrílico
18 x 16 x 8 cm

26 David Ceccon
Small Untitled IV, 2019
Cerâmica fria e recobrimento acrílico
22 x 16 x 7 cm

27 David Ceccon
Small Untitled II, 2019
Cerâmica fria e recobrimento acrílico
14 x 7 x 4 cm

28 Douglas Ferreiro
Ninho 2, 2022
Acrílica e óleo sobre tela
30 x 30 cm

29 Douglas Ferreiro
Sem título, 2022
Acrílica e óleo sobre tela
59,5 x 120 cm (tríptico)

30 Douglas Ferreiro
Rosa, 2022
Acrílica e óleo sobre tela
39,5 x 39,5 cm

31 Renato Pera
Carne osso, 2018
Tijolo cerâmico
80 x 80 x 75 cm